A revista Coniunctio preza pela qualidade de suas publicações, e desta forma mantém uma relação transparente com seus autores, o que possibilita o resultado que os nossos leitores apreciam.
- – O cadastro na plataforma da Coniunctio, e posterior acesso realizados por login e senha, é um item obrigatório para a submissão dos trabalhos e acompanhamento do processo editorial em curso.
- – Os trabalhos encaminhados a equipe editorial, somente serão apreciados, se estes forem disponibilizados com exclusividade a revista Coniunctio.
- – Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO
A revista Coniunctio publica artigos originais de áreas de psicologia analítica, religiões, artes, filosofia, teologia e ciências afins.
Os textos devem ser submetidos por e-mail a: contato@sonialyra.com.br. Informações com Renata Borges: (44)9 9113.1298 (WhatsApp).
Fica a critério da revista a seleção dos artigos que deverão compor cada edição, sem nenhuma obrigatoriedade de publicá-los, salvo os selecionados pelos editores e somente mediante e-mail/carta de aceite.
Os originais devem ser entregues em WORD.doc, com a seguinte formatação para o corpo do texto:
- – Tipologia Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, sem qualquer formatação, exceto recuo de parágrafo.
- – Citações de até três linhas devem ser feitas entre aspas (“ ”) no corpo do texto, seguidas do sobrenome do autor, a data de publicação e o número da página ou parágrafo entre parênteses. Ex: (HILLMAN, 2010: 81).
- – Quando a citação tiver mais de duas linhas, mudar de parágrafo, dar espaço de 4 cm para o parágrafo e usar corpo 10, espaço entre linhas simples, sem aspas, indicando ao final da citação, entre parênteses, sobrenome do autor, data da publicação e número da página. Dar um espaço para próxima linha de texto. Em caso de interpolação de texto, retirada de elementos, ou se iniciar o texto no meio da frase colocar […]. Ex.:
[…] mitos e contos de fada descrevem simbolicamente este estado inicial do processo de individuação, quando contam histórias de um rei que ficou doente ou envelheceu. Outras histórias características são a do casal real estéril […]; ou a do demônio que impede o exército ou a armada de algum rei de seguir sua rota; ou a da escuridão que cobre todas as terras, e ainda histórias sobre secas, inundações, geadas etc. (VON FRANZ, 2016, p. 167).
Obs.: Nas citações de C. G. Jung, a referência é feita sempre com o número do parágrafo; emprega-se o número de página somente quando o texto original não fizer parte das Obras Completas e os parágrafos não estiverem numerados. Ex: (JUNG, 2012: 325).
- – Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos.
- – Títulos e subtítulos em negrito
- – Destaques de texto e palavras estrangeiras em itálico
- – Títulos de obras em itálico
- – Títulos de artigos entre aspas (“ ”)
- – A palavra Self (inicial maiúscula) em itálico e as palavras anima e animus em itálico;
- – Uso de minúsculas para os termos da psicologia (psicologia analítica, sombra, persona, arquétipo, complexo, ego, psique etc.).
ESTRUTURA DOS ARTIGOS
Os artigos devem respeitar a seguinte estrutura:
Título: O título deve conter no máximo seis palavras, sendo suficientemente específico e descritivo. Abaixo do título em português, deverá constar o título em inglês e em espanhol.
Resumo: O resumo estruturado deve conter os tópicos a serem apresentados pelo artigo: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Palavras-chave: Na última linha do resumo deverão ser indicados os descritores (palavras-chave/keywords) separados por ponto e iniciais em caixa alta, sendo representativos do conteúdo do trabalho.
Abstract: O resumo traduzido para a língua inglesa.
Resumen: O resumo traduzido para a língua espanhola.
Obs.: Não utilizar tradução automática da Web para título, abstract e key words.
Introdução: O uso de numeração nos subtítulos deve utilizar numeração sequencial (p. ex.: 1; 2; 1.1; 2.1; 3.1.1). As notas de rodapé também devem ser sequencialmente numeradas.
Obs.: A nota de rodapé deve ser usada apenas quando for extremamente necessária.
Desenvolvimento
Conclusão
Obs.: Não numerar Introdução, Conclusão e Referências.
Referências (bibliográfica e outras): s artigos devem apresentar Referências completas ao final, em uma lista dos autores por ordem alfabética, sempre pelo sobrenome do autor, em relação unívoca com a referência apresentada no corpo do texto. Exemplos:
- – Livros: SOBRENOME, Prenome (Ano de publicação). Título. Nota de tradução. Edição. Local: Editora. Ex.:. O pensamento do coração. Campinas: Verus.
- – Obras completas de C. G. Jung: Título; seguidos da abreviatura OC (Obras Completas), número de volume (v.) em algarismos arábicos, cidade: Editora. Ex.: Os arquétipos e o inconsciente coletivo. OC, v. 9/1. Petrópolis: Vozes.
- – Artigos em capítulos de livros: In: SOBRENOME, Nome. (se tiver mais de um autor, colocar ponto e vírgula) (org., se tiver). Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora. (Intervalo de páginas) p. 10-15. Ex:MARIZ, Cecília Loreto (2006). Catolicismo no Brasil contemporâneo: reavivamento e diversidade. In: MENEZES, Renata; TEIXEIRA, Faustino (org.). As religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, p. 53-68.
- – Artigos em Periódicos: SOBRENOME, Prenome (ano de publicação). Título (Ano de publicação). In: Título do Periódico: se houver alguma informação. Cidade: Editora, volume v., número n., total de páginas (ou o intervalo de páginas no periódico, ex.: p. 156-178). Ex.: LYRA, Sonia. Imaginação ativa aplicada a transtornos do estresse pós-traumático por violência urbana (2020). In: Revista Coniunctio: Psicologia e Religião. Ichthys Instituto de Psicologia Analítica. São Paulo: ICHTHYS, v. 2, n. 3, 176 p.
- – Entrevistas: ENTREVISTADO (SOBRENOME, Prenome) (Data). Título. Publicação, edição, volume (se houver), número, página ou intervalo de páginas. Ex.: SANTOS, Antonio dos (2000). Entrevista sobre o reflorestamento amazônico. Jornal Dia, n. 13, p. 12-13.
- – Dissertação e tese: SOBRENOME, Prenome. (Ano da defesa). Título: subtítulo. Local:, nº de pág. ou v. Indicação de Dissertação ou Tese (em que). Nome do curso ou programa da faculdade e universidade. Ex.: BITENCOURT, C. M. F. (1988). Pátria, civilização e trabalho: o ensino nas escolas paulistas. São Paulo, 180 f. Dissertação (Mestrado em História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
- – Artigos em Congressos e Simpósios: SOBRENOME, Prenome (Data). Título: subtítulo. Nome do Evento, nº de edição do evento, ano, local: Editor, nº de pág. (opcional). Ex.: SILVEIRA, Andrea (2000). A força da terceira onda: novos rumos. XX Congresso de Sociologia, 2000, Brasília.
- – Documento eletrônico: SOBRENOME, Prenome. Título. Edição. Local: ano. Nº de pág. ou vol. (Série) (se houver) Disponível em: http://…. Acesso em: dia mês (abreviado) ano. (apenas o mês de maio não é abreviado). Ex.: BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil. Brasília: MCT, 2000. Disponível em: http://www.socinfo.org.br/livro_verde/ download.htm. Acesso em: 02 jan. 2005.
- – Tamanho dos artigos: Os artigos devem ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão.
- – Resenhas: As resenhas não devem ultrapassar cinco laudas (até 15.000 caracteres com espaços) e é obrigatório que apresentem: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês. Os elementos de identificação do autor da resenha serão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondência. As resenhas são avaliadas por membro da Comissão.
Obs.: Todos os textos submetidos devem estar corrigidos.
Corpo do texto no caso de pesquisas científicas
Introdução: deve apontar o propósito do estudo, de maneira concisa, e descrever quais os avanços que foram alcançados com a pesquisa. A introdução não deve incluir dados ou conclusões do trabalho em questão.
Método: deve ofertar, de forma resumida e objetiva, informações que permitam que o estudo seja replicado por outros pesquisadores. Referenciar as técnicas padronizadas.
Resultados: devem oferecer uma descrição sintética das novas descobertas, com pouco parecer pessoal.
Discussão: interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos existentes, principalmente os que foram indicados anteriormente na introdução. Esta parte deve ser apresentada separadamente dos resultados.
Conclusão: deve limitar-se ao propósito das novas descobertas, relacionando-a ao conhecimento já existente. Utilizar citações somente quando forem indispensáveis para embasar o estudo.
Referências: devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto. A exatidão das referências e a correta citação no texto são de responsabilidade dos autores.
Os artigos devem ter como anexos:
- Folha com biografia sucinta do autor, endereço para correspondência, telefone e e-mail
- Autorização para publicação assinada e datada, em folha separada
- Declaração de direito autoral.
DIRETRIZES PARA AUTORES
A REVISTA CONIUNCTIO aceita artigos de caráter científico oriundos de pesquisa em psicologia analítica e áreas afins, revisão sistemática, estudos ou relatos de caso e resenhas críticas (Obs.: somente serão aceitas resenhas de caráter crítico que aportem novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra). Todos os artigos devem ser inéditos e não podem ter sido submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos. Não se permite a duplicação (ou republicação) de artigo já publicado;
Artigos originais
Trabalhos contendo resultados de estudos em humanos somente serão publicados se estiver claro que todos os princípios de ética foram observados na investigação. Esses trabalhos devem obrigatoriamente incluir a afirmação de que o protocolo de pesquisa foi aprovado por um comitê de ética institucional (reporte-se à Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, que trata do código de ética da pesquisa envolvendo seres humanos), devendo constar no manuscrito, em Métodos, o número do CAAE ou parecer de aprovação, o qual será verificado no site da Plataforma Brasil. No caso de pareceres aprovados antes da criação da Plataforma Brasil, ou que por algum motivo não sejam encontrados no site, é obrigatória a submissão de cópia da aprovação tão logo a receba.
Os pacientes têm direito à privacidade, que só pode ser compartida mediante consentimento esclarecido. Na utilização de imagens, as pessoas/pacientes não podem ser identificáveis, exceto se as imagens forem acompanhadas de permissão específica por escrito, permitindo seu uso e divulgação. O uso de máscaras oculares não é considerado proteção adequada para anonimato.
O número máximo permitido de autores por artigo é três, sendo que um deles deverá ser impreterivelmente portador do título de Doutor (PhD). É importante informar a lista e a ordem exata dos autores no momento da submissão. Qualquer adição, exclusão ou reorganização de autoria deve ser feita apenas mediante aprovação do conselho editorial da revista. Somente em circunstâncias excepcionais o conselho considerará tais modificações após o aceite do manuscrito.
Todos os autores devem estar registrados no ORCID e o ID de cada um deve ser obrigatoriamente informado na hora da submissão. Caso não tenha, indica-se provendenciar o cadastro em: https://orcid.org/
Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa. Deve ser priorizada a linguagem científica para os manuscritos científicos.
As ilustrações (figuras, gráficos, quadros e tabelas) devem ser limitadas a no máximo cinco, inseridas no corpo do texto, identificadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Figuras devem ser submetidas em alta resolução (mínimo de 300 dpi) e no formato TIFF ou EPS.
Dúvidas sobre o processo de submissão devem ser encaminhadas pelo Whatsapp, com Renata Borges:+55 44-991131298.
No momento da submissão do artigo também deve ser anexada a Declaração de Direitos Autorais e, para artigos que sejam pesquisa ou relato de caso com seres humanos, o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa.
Declaração a ser redigida pelo (s) autor(es):
Este trabalho de minha (nossa) autoria é original, inédito, cita e identifica devidamente as fontes e seus autores, não se utiliza de plágio ou fere direitos autorais, é exclusivo (não está sendo avaliado para publicação por outra revista), e segue as normas e regras acadêmicas fundamentais da ética em publicação.
Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
URLs para as referências foram informadas quando necessário.
O texto está em espaço 1,5 cm e usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento como anexos.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos.
O resumo tem até 200 palavras; os títulos e palavras-chave foram traduzidos para o inglês; declaro (declaramos) também que o abstract foi feito a partir de tradução do resumo para o inglês e NÃO pela utilização de aplicativos de tradução online (Por ex. Google Tradutor, Babel Fish ou outros).
Declaro (Declaramos) que o trabalho submetido não está publicado em outro (s) periódico (s), revistas de divulgação, jornais, nem em Anais de Eventos acadêmicos e outros veículos, impressos ou eletrônicos. E reconheço (reconhecemos) a norma do Ichthys que, se houver a publicação de partes do texto submetido nos meios acima mencionados ou outros, o limite de autoplágio (self-plagiarism) é de no máximo 25%, e se ultrapassar esse limite atenderei (atenderemos) à solicitação do Ichthys para a retirada do texto publicado.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Submeto(emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação do Instituto Ichthys-Revista Coniunctio e concordo(amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes sendo que seu conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
O(s) autor(es) garante(m) que os trabalhos submetidos a esta revista são originais e não foram elaborados com violação a quaisquer direitos de terceiros, tendo obtido todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares, tais como, mas não restritos a, traduções, ilustrações, quadros e citações, os quais o(s) autor(es) também se compromete(m) a indicar a fonte precisa de onde foram obtidos. Declara(m) ainda que os trabalhos não contém declarações difamatórias, que atentem contra moral, bons costumes, código de conduta do ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica ou que violem direitos de propriedade intelectual.
Assim, PERMITO (PERMITIMOS), para maximizar a disseminação da informação, que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
REVISTA CONIUNCTIO vol. … N. …
Eu,……………………………………, portador do documento de identidade …………………………………… e do CPF …………………………………….., residente à ……………………………, ……………………………, CEP …………………………, telefone ( ) …………………., autorizo a publicação do artigo …………………………………………………………………………………………………, de minha autoria, no volume … da Revista Coniunctio, publicação anual do ICHTHYS – Instituto de Psicologia Analítica, atestando a completa autoria e ineditismo do texto, formatado de acordo com as normas para publicações da revista Coniunctio. Reconheço que não haverá, por parte da Revista Coniunctio, qualquer obrigatoriedade quanto a repassar direitos de autoria ou gratificação econômica ao autor, ficando estes direitos autorais cedidos automaticamente a Revista Coniunctio quando aceitos para publicação.
Me comprometo a adquirir 30 (trinta) exemplares da revista Coniunctio no ato da aceitação do artigo para a publicação, sendo o custo de cada exemplar R$60,00 (sessenta reais).
CURITIBA,………de……………………………………… de 20……….
__________________________________________________
(Assinatura do autor/tradutor)
Clique aqui para baixar o arquivo editável da Autorização para Publicação.
INSTRUÇÕES GERAIS
O artigo deve estar em conformidade com o tema da revista. Não há taxa de submissão do resumo, porém, após aprovação do artigo, será cobrada taxa equivalente à aquisição de 30 (trinta) exemplares da revista por artigo, após aprovação do mesmo. Essa taxa deve ser paga assim que aprovado e dá ao(s) autor(es) o direito a 30 exemplares da revista. Submissões que ignorarem as diretrizes, a estrutura do artigo e o tema não serão aceitas.
Informações: Renata Borges / (44) 99113.1298